O Hipercubo reconhece a chegada à escola como a primeira experiência das crianças fora do ambiente familiar e garante um cuidadoso processo de adaptação. A escola acolhe os pequenos alunos com respeito num ambiente especialmente construído para eles, propício à construção de vínculos, pois longe de suas referências principais, os professores precisam ser sua figura de apoio.
O brincar é prioridade. Por meio do lúdico e da interação com as outras crianças e educadores, eles conquistam sua independência, organização e autoestima.
Convidadas a investigar, observar e explorar, as crianças participam de atividades individuais e em grupo, em que são valorizados seus interesses, habilidades e necessidades.
É na liberdade do brincar que a criança experimenta, descobre e produz conhecimento. O Hipercubo, como um lugar afetuoso, reconhece e valida a criança em sua integridade, como um ser individual.
É na parceria entre família e escola que cuidamos juntos da adaptação das crianças no ingresso escolar, respeitando o tempo, o ritmo e as necessidades de cada uma delas e de suas famílias. Os educadores têm como premissa o olhar atento que busca encorajar as crianças a traduzirem seus sentimentos em diferentes linguagens.
O convívio diário na escola conta com a mediação cuidadosa dos nossos professores promovendo a autonomia e favorecendo interações respeitosas e ricas. É por meio dessa rotina que a criança vai ampliando conceitos para compreender a si, ao outro e como pertencente aos grupos (família, escola e comunidade). As culturas, as celebrações, as línguas e a diversidade são apresentadas e trabalhadas de forma convidativa, priorizando o brincar.
Aqui no colégio, valorizamos as diversas formas de expressão, como nos movimentos do corpo, gestos, artes visuais, música e interações. A imersão na língua inglesa ocorre de forma integrada ao dia a dia escolar, assim como no português, ampliando o repertório cultural e as possibilidades de comunicação da criança.
Diariamente, nossas crianças entram em contato com o faz de conta e a própria imaginação, as histórias, as canções e parlendas, jogos e experiências, com uma variedade de materiais de diversas culturas. O trabalho com objetos não estruturados, as aulas de música favorecem a apropriação da livre expressão e dos processos criativos desenvolvidos pelas crianças.
Temos um currículo fundamentado nas investigações das crianças. As propostas procuram integrar um amplo repertório cultural, a busca por conhecimento em experiências lúdicas de pesquisa científica e estudos do meio. A escola é pensada para que os questionamentos e as explorações das crianças possam acontecer de forma livre, mediada pelos professores.
As aulas de Corpo e Movimento trabalham com o desenvolvimento global da criança, alinhadas ao currículo investigativo. As crianças são apresentadas a jogos de cooperação, e iniciam a compreensão das regras, ampliando a consciência de si e do outro. Por meio de brincadeiras que ampliam a consciência corporal, as crianças exploram movimentos e gestos, trabalhando a motricidade fina e grossa.
O eu, o outro e o nós
Corpo, gestos e movimentos
Traços, sons, cores e formas
Escuta, fala, pensamento e imaginação
Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações