O Ensino Fundamental I consolida as bases para a ampliação dos repertórios cultural e social do aluno. Linguagem, matemática, geografia, história, arte e ciências estruturantes das demais áreas, são ensinadas em português e em inglês.
A consolidação da alfabetização, o desenvolvimento da oralidade em português e inglês, e a ampliação do papel investigador e da postura de estudante são as marcas do currículo para essa faixa etária, organizado em torno dos temas transdisciplinares como Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Matemática, Ciências, Geografia e História, Educação Física e Artes Visuais.
Focamos no desenvolvimento de valores e habilidades como o diálogo, a convivência em grupo e o respeito mútuo para formar cidadãos responsáveis, seres críticos, pensantes e atuantes, com princípios sólidos e mente aberta.
A área articula a compreensão, a interpretação e a produção de textos escritos; a escuta e a produção de textos orais; e a análise linguística. Possibilita ao aluno desenvolver a competência textual, nas diversas situações de comunicação, expressando-se oralmente e por escrito. Aprimora a competência leitora, o que garante obter informações, interpretar dados e fatos, adquirir conhecimento de uma forma mais ágil, recriar, observar, comparar, compreender, analisar e criticar textos.
O estudo, a leitura e a produção de uma ampla gama de gêneros textuais, orais e escritos tornam os alunos competentes leitores e produtores de textos que incluem parlendas, resenhas críticas, quadrinhos, dentre muitos outros estilos. O acesso permanente à literatura propicia a ampliação do universo cultural e a apuração do senso crítico dos jovens leitores.
A aprendizagem se aprofunda por meio das interações, da instrução e das atividades em todos os componentes do currículo.
Alunos leem textos cada vez mais complexos, realizam tarefas que demandam respostas escritas ou orais, desenvolvem a capacidade de compreensão, memorização, análise e avaliação, e são capazes de empregar o idioma em todas as outras disciplinas. A exposição às obras da literatura internacional na língua inglesa promove, nutre e aumenta o interesse pelo aprendizado, ampliando o domínio da comunicação oral e da escrita.
O Espanhol é o idioma oficial de 21 países, sendo o segundo idioma mais falado no mundo por número de nativos e o quarto idioma mais falado no mundo (unindo nativos e não nativos).
O estudo do Espanhol é importante para os lusófonos pois ajuda a expandir a capacidade de comunicação e a compreender as diferenças entre idiomas tão próximos, ambos derivados do Latim.
Aos brasileiros, além dos benefícios gerais já citados, é importante o estudo de tal idioma visando às relações internacionais internas da América Latina e também América do Sul, afinal, dos 10 países vizinhos do Brasil, 7 têm o espanhol como idioma oficial.
Temos como objetivo principal em nossas aulas: difundir a cultura dos países de língua espanhola; aprender a nos comunicar corretamente em diversas situações cotidianas; e estudar o Castelhano baseado nas orientações da RAE
Aprender matemática envolve o conhecimento específico de noções, conceitos e procedimentos matemáticos, a alfabetização matemática e a resolução de problemas em diferentes situações.
Os alunos desenvolvem conhecimento a respeito de números e operações, grandezas e medidas, álgebra, probabilidade e estatística e geometria, fazendo conexões com desafios propostos na escola e fora dela, já que o pensamento matemático está presente em diversos âmbitos da vida e do cotidiano.
Na área de Ciências, a experimentação tem espaço fundamental, levando os alunos a entenderem conexões entre conceitos aprendidos em sala de aula e o mundo que os cerca. Para chegar a conclusões baseadas na experiência, os alunos são levados a observar, explorar, medir, comparar, questionar, prever, testar teorias e articular hipóteses com seus colegas e professores.
A aprendizagem de ciências se estrutura por meio dos eixos de Matéria e Energia, Vida e Evolução e Terra e Universo. Em todos eles, a investigação é chave para a construção de concepções e sentidos. Os conceitos são organizados por meio de temas amplos que se articulam às demais disciplinas.
A área de Estudos Sociais reúne História e Geografia no Fundamental I. Os estudantes ampliam sua compreensão de mundo ao colocarem suas experiências e relações em foco, em relação às práticas e ideias daqueles que vivem ou viveram em tempos e espaços diversos. Compreender-se parte de um contexto e ampliar as noções de comunidade e sociedade humana, similaridades e diferenças entre grupos são os eixos da área.
Alunos investigam a organização de práticas distintas, comunidades e sociedades, o local e o global, seus contextos, valores, suas expressões culturais e as interações com o ambiente em que vivem e com que interagem. Ampliam, também, a sua compreensão do impacto dos avanços tecnológicos sobre os indivíduos, a sociedade e o meio ambiente.
A Educação Física integra o corpo e o movimento ao processo de desenvolvimento cognitivo, afetivo e cultural das crianças, o que promove as habilidades motoras de forma criativa e saudável.
O programa tem como foco aprender a movimentar-se e aprender por meio do movimento. Reúne jogos, desafios, aventuras e condicionamento. Com um maior repertório motor, o aluno amplia a possibilidade de se expressar, além de compreender limites e aptidões.
A prática lúdica e esportiva traz, ainda, a socialização e a consciência dos desafios individuais e coletivos. Desenvolve as atitudes de cooperação e solidariedade.
O desenvolvimento das linguagens visuais nas crianças se dá no fazer, na apreciação do processo de criação e produção e da obra artística.
A metodologia de trabalho articula a investigação e a experimentação poética por meio do uso direto de diferentes materiais, assim como o contato com a produção artística das culturas em diferentes épocas, incluindo manifestações como as artes populares e contemporâneas.
A aula de Construção do Conhecimento visa explorar os fundamentos dos tipos de conhecimentos, destacando sua aplicação no cotidiano, no contexto científico e no ambiente digital. Os processos de construção do saber científico serão abordados, incentivando a adoção de um comportamento científico na busca do conhecimento e capacitando os alunos para planejar, desenvolver trabalhos escolares e adquirir competências específicas para lidar com informações no ambiente digital.